Clarice Chateada

Os 100 Clássicos Imperdíveis do Cinema, 1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer, As 7 Novas Maravilhas do Mundo, Top Five da TV Brasileira, 501 isso e aquilo e nenhuma louça pra lavar. Nasceu a Geração Almanaque, a trupe do exagero, essa gente argumentativa e indignada, sempre pronta pra discordar. São pelo menos dez citações por minuto e três revoltas por dia. Tenho andado na rua com certo medo de levar uma surra com exemplares de A Hora da Estrela ou Morangos Mofados. Dia desses comentei que assinava a Veja e fui perseguido pelas ruas da cidade por uns loucos ensandecidos que me alvejavam com links de yorkshire, vlogs irreverentes e apresentações de stand up comedy.

Já que humoristas são os gurus da nova geração, gosto de imaginar o YouTube como o Maracanãzinho, Festival Internacional da Canção, Felipe Neto ovacionado após cantar Disparada, Rafinha Bastos exilado em Londres e agora só acreditando em Deus pra sustentar alguma esperança de mundo real em proporções cabíveis. Espero com pesar pelo dia que Tati Bernardi ou Carpinejar que vai se tornar um imortal da Academia porque estamos assim, todos se surpreendem com o óbvio . Resolvi cancelar minha assinatura da Veja e agora recebo todo dia um e-mail da Editora Abril dizendo que sente minha falta e me pedindo pra voltar. Só volto se ela cantar pra mim “Delícia! Delícia, assim você me mata…”

2012 vem com tudo dando glória!

Padrão

7 comentários sobre “Clarice Chateada

  1. A gente sempre precisa reclamar de algo, não é?
    Antes eu reclamava que ninguém lia Clarice, agora eles fingem que leem.
    Na verdade, essa tempestade de citações só enchem o saco. E bagunçam as autorias.

    Mas nem reclamo mais, só incentivo a ler os livros e coisas assim… (essa mania de ser professora de literatura muda a gente)

  2. Parabéns pelas percepções. Ótimo texto.
    Adorei a ideia da surra com um exemplar de A Hora da Estrela, mas é claro que imaginei a cena comigo praticando tal ato em cima dos citadores.
    Concordo com a Ágda que essa tempestade de citações bagunça as autorias. A primeira sensação que tenho quando leio uma citação dessas, caso eu não conheça, é: “será que é dele/dela mesmo?” E acho isso triste.

  3. “Todo mundo acha que pode, acha que é pop, acha que é poeta.
    Todo mundo tem razão e vence sempre na hora certa.
    Todo mundo prova sempre pra si mesmo que não há derrota.
    Todo homem tem voz grossa e tem pau grande…”

    Caio Fernando logo será citado pelos evangélicos e Clarice vai bombar entre as amizades virtuais no face. É o fim dos tempos sempre existiu, mas iremos sorbeviver a ele assistindo BBB e Carreiras.

Deixe um comentário

