Cruezas

Como todo humano consciente do seu estado e da sua condição humana, eu lido bem com a dualidade bem versus mal. Eu me permito escolher entre os dois lados, sem o patético medo cristão ocidental do castigo divino, purgatório, inferno e blá blá blá. Isso não faz de mim perfeito e nem melhor que ninguém, porém, sem modéstias, faz sim de mim alguém menos hipócrita. Sou sincero comigo, sou sincero com os outros. Portanto, assumo sem incômodo: não é sempre que opto pela bondade. E mais: a maldade é admirável sob algumas perspectivas.

Não estou falando de chutar gatos, derrubar velhinhas na escada e nem de jogar criança pela janela. Estou falando sobre não esquecer o que te fazem, guardar isso sem mágoas e ter liberdade de decidir se deixo ou não passar. E quando a opção é não deixar passar, entra parte admirável: inteligência. É preciso ter alguma, saber ser sutil, estudar hipóteses e situações. É preciso ter inteligência emocional também, para domar seus nervos e para manipular a situação. É um exercício de precisão. E é satisfatório concluir um exercício assim.

Por exercitar, aprendi muito. Eu sei como ferir. Aprendi a identificar os pontos fracos, a cicatriz que mais dói, as palavras que mais ofendem. Bom ressaltar que saber fazer não envolve, necessariamente, fazer. Essas linhas, ainda ressaltando, não são de ameaça, mas sim de confissão e desabafo. Há a vontade de não ser preciso vingança nenhuma, nenhum joguinho de compensação. Eu jogo e até me divirto. Mas quem não vislumbra um porto de amor e paz?

Sonho, tropeço, erro, acerto, atinjo, avanço. A vida impõe o ritmo, eu danço. Sorrindo eu vou nessa valsa me equilibrando como posso, com cuidado pra não perder a cadência e nem pisar no pé da coitada. Opa, coitada não porque a vítima aqui sou eu. Mas olha, não estou me lamentando de nada, está tudo bem. E para os devidos fins eu declaro que sou exatamente humano.

Padrão

Um comentário sobre “Cruezas

Deixe um comentário

